quinta-feira, 4 de abril de 2013

Chocolates


Barrinhas de Chocolate


Ingredientes:
1/2 xícara de chá de creme de leite (100 ml)
1 colher de sopa de licor de laranja (opcional)
350 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite Garoto picada
2 colheres de chá de manteiga
1 xícara de chá de Cacau em Pó (marca Garoto)

Modo de preparo:
Coloque o creme de leite numa panela média e leve ao fogo até abrir fervura. Retire do fogo e acrescente o licor, o chocolate e a manteiga. Mexa bem até obter um creme liso.
Forre com filme-plástico uma forma retangular pequena. Despeje nela o creme de chocolate, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até o creme endurecer. Corte em quadradinhos, passe-os no cacau em pó e acomode-os sobre um prato.

Dica:
Se preferir, passe os quadradinhos no açúcar de confeiteiro.



Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga sem sal1/4 de xícara de chá de açúcar2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo2 ovos inteiros(tirar a pele da gema)2 gemas




Modo de preparo:
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos inteiros e as gemas com açúcar até ficar bem clarinho ( esbranquiçado)

Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando sempre. 
Pré-aqueça o forno. Unte as forminhas( pode ser de empadinhas, de cupckakes...) e enfarinhe com farinha de trigo. Coloque a massa e asse de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho

Cuidado ao desenformar pois deve-se desenformar quente.
Sirva acompanhado de sorvete de creme.


Dicas:
Se quiser congelar basta colocar a forminha com a massa crua coberta com filme plástico no freezer. Quando for usar, deixe a massa voltar a temperatura ambiente naturalmente antes de colocá-la no forno.

Bolo de chocolate e nozes


Ingredientes:
3ovos
3/4 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1/3 xícara de chá de óleo
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
2/3 xícara de chá de nozes grosseiramente trituradas (cerca de 70g)
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Calda de chocolate:
150g chocolate meio amargo
1/2 xícara de chá de leite


Modo de preparo
Bata os cinco primeiros ingredientes ( ovos, leite, açúcar, manteiga e óleo) no liquidificador até homogeneizar. Junte a farinha de trigo e o chocolate em pó divididos em 2 ou 3 vezes ( vai colocando aos poucos), batendo a cada adição de ingredientes.
Sem bater, junte as nozes trituradas e o fermento.
Despeje numa forma untada e enfarinhada ( 23cm de diâmetro) e leve ao formo médio, pré-aquecido (200ºC) por 35 a 40 minutos. Como cada forno tem uma potência diferente, uma forma de saber se está pronto é espetar o centro do bolo com um palito que deve sair limpo.

Calda de chocolate:
Derreta o chocolate com o leite em banho maria até ficar liso e brilhante.

Decoração opcional
No final, regue com a calda e decore com nozes.




Salame de chocolate



Ingredientes:
200g de biscoito maria ( biscoito maisena)
100g de chocolate em pó
100g de açúcar
100g de manteiga, amolecida, sem sal
1 ovo
manteiga para untar a forma
pingos de suco de laranja (opcional)
papel alumínio

Modo de preparo:
Quebre os biscoitos em pedaços pequenos e separe.
Em outro recipiente, bata bem o açúcar com a manteiga até esbranquiçar. Acrescente o ovo, mexa bem e em seguida acrescente o chocolate.
Despeje nesta massa os biscoitos quebrados e misture com cuidado para não esfarelar demasiadamente o biscoito.
Coloque esta massa no papel alumínio previamente untado com manteiga e, caso queira, uns pingos de suco de laranja para aromatizar, e faça com que a massa fique em formato cilíndrico.
Leve à geladeira para solidificar, de preferência de um dia para o outro. Na hora de servir, corte em fatias e retire o papel alumínio depois das fatias estarem cortadas.

Dica:
Se preferir, para facilitar, pode-se usar uma forma de bolo inglês. Neste caso, coloque o papel alumínio untado nesta forma e disponha a massa preenchendo bem o espaço. Feche, leve a geladeira e sirva da mesma forma que citamos acima.


Palha Italiana

Ingredientes:
1/2kg de chocolate
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar (se tiver, use o de confeiteiro)
1 lata de leite condensado
200g de biscoito maisena/maria quebradinho

Modo de preparo:
Pique o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o em banho-maria, se preferir pode derretê-lo no microondas como já mostramos na receita Trufa de limão e laranja. Vá olhando e mexendo.
Enquanto isso, quebre o biscoito, pode ser quebrado com as mãos ou pode ser colocado dentro de um saco de congelação, que é mais grosso, e depois vamos batendo com um martelo de cozinha ou com um rolo de macarrão. 
Depois que o chocolate estiver derretido, espere esfriar um pouco e misture o biscoito. É importante que o chocolate esteja morno pois quando colocamos o biscoito ele endurece mais.
A massa estará pronta para ser colocada em uma forma ou em um refratário. Um dica legal é cobrir o refratário com plástico aderente, usando um tamanho maior que a forma para cobrir a palha depois. Fazendo isso facilitará a desenformação. Coloque a massa e vá acomodando-a na forma, pressionando-a gentilmente com as mãos ou com as costas de uma colher, cubra com as partes do plástico que ficaram para fora da forma e aguarde esfriar por completo. Leve à geladeira por mais ou menos 2 horas, desenform, corte em quadradinhos e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário